Observatório da Jihad


1.2.07

Queriam decapitar soldado

O plano era inédito e marcava uma profunda inversão nas tácticas dos terroristas: a ideia era sequestrar um militar muçulmano britânico, fazer exigências impossíveis, deixar um país inteiro angustiado com a sua sorte e, no fim, decapitá-lo perante as câmaras.
Tudo documentado através de vídeos colocados regularmente na internet, para obter a maior exposição mediática possível e tornar impossível a pressão sobre o governo de Tony Blair. O plano estava na fase final de preparação e prestes a ser passado à prática quando, na madrugada de ontem, a Polícia britânica deteve nove suspeitos em Birmingham.
O objectivo dos terroristas era trazer para o Ocidente, neste caso para o Reino Unido, um tipo de terror de elevado poder psicológico, já testado com êxito no Iraque. Trata-se, segundo um especialista em terrorismo, de “uma mudança de táctica assustadora”.
O plano só não foi consumado porque a polícia de Birmingham e o MI5 (serviços secretos) já traziam o grupo debaixo de olho há cerca de seis meses. Quando surgiram informações dando conta de que o sequestro estava iminente, as autoridades agiram sem perda de tempo. Num raide simultâneo em quatro bairros de Birmingham (norte), a polícia prendeu na madrugada de ontem oito suspeitos, sete dos quais britânicos de origem paquistanesa e um paquistanês. Um nono suspeito, de nacionalidade desconhecida, seria detido horas depois quando seguia numa auto-estrada dos arredores da cidade.
De acordo com a imprensa, o alvo dos terroristas era um militar britânico de vinte e poucos anos, veterano da guerra no Afeganistão, e muçulmano. A escolha de um soldado muçulmano poderá prender-se com o facto de os terroristas pretenderem apresentá-lo como ‘traidor’ à causa islâmica. O soldado, cuja identidade não foi revelada, encontrava-se ontem sob protecção policial.
O Ministério do Interior recusou confirmar pormenores sobre a investigação, limitando-se a afirmar que a mesma “continua em aberto” e que os terroristas não pretendiam levar a cabo um atentado em larga escala, mas antes uma acção localizada.
in Correio da Manhã

1 Comments:

At 12:21, Anonymous Anónimo said...

Degolladero de los cristianos II ?

 

Enviar um comentário

<< Home